quarta-feira, 23 de março de 2011

Surto de conjuntivite

Já faz um mês, que é noticiado nos principais jornais do país, a existência de um surto de conjuntivite, que vem lotando hospitais das grandes cidades, principalmente após o período de carnaval.
O intrigante, é que, a cada dia considera-se a população como mais informada, o governo gaba-se de ter aumentado o IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e mesmo assim doenças infecciosas continuam sendo um problema, como no início do século passado.
Há pouco o mundo enfrentou uma pandemia, que foi o caso de da "gripe A", que deveria ter reeducado a população mundial quanto a seus hábitos de higiene. Entretanto, não foi o que aconteceu, e hoje nos vemos diante de uma epidemia de conjuntivite, pelo mesmo motivo, a falta de higiene.
Menos mau, que a conjuntivite não se trata de uma doença mortal, acarretando somente um desconforto nos olhos, dentre outros sintomas, que podem durar de 7 a 15 dias.
E talvez, exatamente pela não mortalidade da doença, é que o descuido é maior, levando o contágio a um número muito maior em tempo bem menor, que as doenças mortais. Tudo isso pelo simples fato de as pessoas não estarem se preocupando com este surto, tanto, que não se percebe mais a existência de álcool em gel para uso frequente como se via na época da "gripe A".
E em Ceres, que é uma cidade moderna, sempre seguindo a moda das grandes metrópoles, já se percebe esse contágio, entretanto ainda nao chama a atenção, vez que, os alertas estão sempre voltados a "dengue".

Nenhum comentário:

Postar um comentário